Estudando através de artigos cientificos





A eficiência do estudo depende da forma com que enfrentamos este desafio. Pessoas com a mesma capacidade intelectual podem ter grandes diferenças no resultado do estudo. Nesta página vou procurar mostrar, de forma bem objetiva, como é possível aproveitar muito melhor o tempo empregado no estudo.

Para melhorar a qualidade do estudo é necessário desenvolver hábitos que possam se aplicar para muitas disciplinas. Quando escrevo sobre estudo não estou me referindo ao processo de aprender dicas e técnicas para passar no vestibular ou na prova. Se vocês estudarem realmente vão aproveitar muito melhor o tempo de estudo e diminuir o stress de antes das provas. Um bom estudo é, também, importante para a redação de uma monografia.

Para estudar é necessário um bom método de leitura, a leitura nos permite absorver os conhecimentos e entender realmente o seu significado. Vou esquematizar três fases para uma boa leitura.

1) Leitura global do texto.

Para esta leitura é importante que tenhamos curiosidade sobre o que vai ser lido, também é preciso interesse. Muitas vezes as pessoas nem começaram a ler e já acham o assunto chato. Todos os assuntos podem ser interessantes, se um determinado texto não lhe agrada procure outro ou outros sobre o mesmo assunto. Sempre há diferentes formas de apresentar o mesmo conteúdo. Depois é preciso ter um propósito: para que vamos ler?

Agora vejamos as atitudes a serem tomadas para realizar uma boa leitura:

a. Perguntas que devem ser feitas

i. Qual é o assunto tratado? É importante que saibamos claramente sobre o que estamos lendo. Este conhecimento já facilita a leitura, pois permite que liguemos o assunto a ser estudado com outros assuntos conhecidos.

ii. O que sei sobre este assunto? Nenhum assunto é completamente novo, sempre já sabemos algo sobre o que vai ser lido. Quanto mais conseguirmos nos lembrar de assuntos relacionados, mais fácil será o estudo. Já lemos algo no jornal? Vimos algum programa na TV? Ouvimos comentários sobre o assunto? Nossa memória é associativa, quanto mais associações fizermos mais fácil o aprendizado.

iii. O que acho que vai ser tratado no texto? Com as perguntas anteriores, com as aulas assistidas sempre será possível tentar "adivinhar" qual será o assunto tratado na leitura.

b. É preciso se dar um tempo para responder a estas perguntas. Dependendo da pessoa esta resposta pode ser mental (pensar sobre a pergunta) ou escrita. A escrita consome mais tempo, mas permitirá, ao final da leitura, uma reavaliação das respostas e uma comparação com o estudado.

2) Faça uma leitura rápida de todo o texto.

Um artigo científico ou um capítulo de livro não são como novelas ou romances em nunca se lê o final para não perder o suspense. Em um texto técnico ou científico o melhor é fazer uma leitura inicial rápida para que consigamos ter uma boa visão de toda a estrutura.

a. Leia com calma, mas sem procurar entender tudo o que lê.

b. Procure associar o que está lendo com as respostas dadas para as questões acima.

c. Se tiver tempo escreva um pequeno resumo sobre o texto. Isto facilitará a utilização futura deste texto na monografia.

d. Procure estabelecer uma ligação com aquilo que você já conhece.

3) Leitura detalhada.

Agora que você já tem uma boa visão do texto e de seu relacionamento com os demais conceitos conhecidos está na hora de uma leitura aprofundada. Na leitura aprofundada você deve procurar entender realmente todo o conteúdo.

a. As etapas desta leitura levam ao conhecimento do assunto.

i. Leia atentamente o texto.

ii. Obtenha a idéia principal em detalhes.

iii. Critique o conteúdo. Você não precisa concordar sempre com o autor, mas a sua crítica deve ser bem justificada.

iv. Relacione o conteúdo com as referências feitas no texto, veja qual a contribuição do texto. v. Levante dúvidas que tenham permanecido.

vi. Consulte a Web para tentar resolver estas dúvidas. A Wikipedia é um bom começo.

b. Faça resumos (fichas de leitura) do texto. Antigamente isto era feito em fichas de papel encorpado, daí o nome, mas atualmente você pode fazer estas fichas como arquivos de computador. Alternativa, melhor, é utilizar os mapas conceituais para representar o conteúdo do texto.

i. As anotações devem ser feitas para este trabalho e para o futuro. Imagine se você pudesse reaproveitar tudo o que já estudou de forma fácil e rápida!

ii. Faça anotações das suas conclusões pessoais sobre o assunto.

c. Relacione o assunto com aqueles já estudados. Se você estiver utilizando redes semânticas isto será bem mais fácil.

4) Conclusão.

a. Ao terminar a leitura só falta organizar melhor o conhecimento adquirido. Faça uma nova leitura rápida do texto para ter uma visão clara e completa do mesmo.

b. Repita, para si mesmo, uma apresentação resumida do texto como se a estivesse fazendo em aula.

c. Verifique se lembra de tudo o que foi estudado, não decore, entenda o texto.

d. Complemente o assunto com outras leituras em livros, artigos ou na Web.

Acreditamos que os CDS UNIVERSITÁRIOS ajuda muitos estudantes e profissionais a se atualizarem e melhorar o aprendizado. Faça uma visita a nossa página.

Comente:

Nenhum comentário