Ortopedia e Traumatologia




http://www.einstein.br/blog/PublishingImages1/blog-300-residencia-medica-ortopedia-traumatologia.jpg

A ortopedia é a técnica que procura corrigir ou evitar as deformações do corpo humano através de exercícios corporais ou diversos aparelhos. Os aparelhos ortopédicos são chamados ortoses e são diferentes das próteses.

Dá-se o nome de técnico de ortopedia ao especialista que desenha, confecciona e toma as medidas necessárias para o desenvolvimento de ortoses e próteses. A utilização destes aparelhos é diagnosticada pelos médicos.

Cd de Ortopedia

Cds de Medicina

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia" e também a especialidade da odontologia intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito. Na Fisioterapia a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.

Cds de Anatomia

A traumatologia é outro conceito relacionado com a ortopedia. Este ramo da disciplina dedica-se ao tratamento de pacientes com traumatismos, fracturas ou deformidades de algum tipo.

A imobilização com férulas (talas), por exemplo, é uma técnica da traumatologia que remonta às origens da medicina. No século X, surgiu a implementação do gesso por impulso de médicos persas. A especialização da ortopedia começou a desenvolver-se no século XVIII para corrigir e prevenir as deformações.



Comente:

Nenhum comentário