Conceito e importância da Odontologia Legal




http://4.bp.blogspot.com/-qdowiJ1Meeo/TbV6M0DJEPI/AAAAAAAAAxs/wnjBV1hzcug/s1600/odontologia+legal.jpg
A odontologia legal é uma especialidade da área odontológica pouco conhecida do público em geral. Ainda assim, esse profissional desempenha um papel importante em perícias cíveis e criminais e sua atuação pode ser decisiva em casos de identificação humana.
O odontolegista (ou dentista forense) lida com exames de DNA e é apto a aplicar todos os conhecimentos odontológicos, incluindo as especialidades mais complexas, como ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial.
Cd de Implantologia
Cd de Ortodontia
Cd de Odontologia Estética
Ele auxilia a Justiça em casos como identificação de corpos carbonizados, erros em tratamentos dentários que envolvam indenização e produção de evidências em crimes violentos – por exemplo, lesão corporal, acidentes de trânsito, violência sexual.
O objetivo das perícias odontológicas é, em muitos casos, contribuir para ajudar o juiz que vai analisar e julgar uma ação a dirimir dúvidas, fundamentando sua decisão o mais próximo possível da realidade dos fatos, evitando prejuízos e eventuais injustiças para as partes envolvidas no processo.
A abrangência da especialidade é ampla: no foro cível, as perícias visam a restauração de danos decorrentes de acidentes de trabalho e de trânsito, responsabilidade civil do cirurgião-dentista, indenização por lesões corporais, estimativa de idade para adoção de menores e contestação sobre arbitramento de honorários odontológicos. No âmbito criminal, baseia-se, fundamentalmente, no auxílio à criminalística, através da identificação humana pela arcada dentária, identificação de causa mortem , gênero, estatura e grupo étnico do cadáver, estimativa de idade de criminosos e, também, perícias de lesões corporais e marcas de mordidas.
As oportunidades para os especialistas nessa área, portanto, tendem a crescer. Geralmente, os odontolegistas são concursados e os salários iniciais estão acima de R$ 3,8 mil.


Comente:

Nenhum comentário