Conheça os 7 grupos de alimentos




http://www.papo10.org/wp-content/uploads/2012/03/grupos-de-alimentos-foto-4.png

Para nos alimentarmos de maneira adequada, é fundamental que primeiramente conheçamos os grupos de alimentos e a importância que cada um deles tem para a nossa saúde.

Cd de Nutrição HospitalarCd de Nutrição Esportiva
Com base nesses elementos essenciais, os alimentos mais comuns são organizados em sete grupos:
1- Leite e seus derivados. Apresentam um considerável conteúdo dos diversos nutrientes elementares, pois são alimentos muito completos.
2- Carne, peixe, mariscos e ovos. Proporcionam, fundamentalmente, proteínas de alto valor biológico, ou seja, os nutrientes plásticos que o organismo necessita para formar e regenerar os seus tecidos, mas também fornecem energia.
3- Tubérculos e legumes. Tem elevado conteúdo de hidratos de carbono complexos, que constituem a principal fonte energética do organismo.
4- Hortaliças. Proporcionam uma grande variedade de minerais e vitaminas, que desempenham um papel regulador controlando as diversas fases do metabolismo.
5- Frutas. Tem um grande conteúdo de água, importantes vitaminas e minerais e uma variável percentagem de açúcar.
6- Pães, massas, cereais e açúcar. Tem como nutriente principal os carboidratos e caracterizam-se pelo seu elevado potencial energético, sendo assim bons complementos da dieta, desde que o seu consumo seja moderado.
7- Óleo vegetal e manteiga. As gorduras que contêm são usadas como fonte de calorias e destinam-se a serem queimadas para fornecer energia.
Assim, para obtermos uma nutrição adequada capaz de atender nossas necessidades nutricionais, precisamos escolher em nosso cardápio diário um ou mais representantes de cada um dos grupos de alimentos em número suficiente, alocando-os entre todas as refeições. O resultado final garante o equilíbrio da nossa dieta.


Comente:

Nenhum comentário