As Manipulações do Tui-Ná




http://www.acucenterps.com/covington/files/attach/images/83/097/tui-na.jpg

As manipulações são habilidades específicas, com movimentos padronizados, que são realizadas com as mãos, cotovelos e outros membros do corpo, em localizações específicas do corpo do paciente ou no próprio corpo.

O Tui-Ná pode ser aplicado em outras pessoas, mas pode também ser aplicado em si mesmo, sendo isto chamado de auto-massagem.

As manipulações do Tui-Ná auxiliam na regularização do fluxo de Qi e Xue, atuando nos acu pontos, abrindo os Jing Luo, removendo a estagnação, tonificando a deficiência, sedando o excesso, aliviando a dor, trazendo saúde e equilíbrio entre Yin e Yang, adequando as interações entre os Zang-Fu, dispersando frio e umidade, entre outros benefícios.

A habilidade com os dedos, mãos, cotovelos e outras artes do corpo são de extrema importância para o sucesso do tratamento de saúde com o Tui-Ná.

Além destas habilidades, o terapeuta precisa de cuidado e sensibilidade, amor e dedicação para que o livre fluxo de Qi aconteça entre o terapeuta e o paciente.

Veremos agora as principais manipulações da massagem chinesa.

AN – Pressão

Termo chinês que designa a pressão, com o dedo ou parte do corpo, num acu ponto. (SHEN, 1999)

TUI – Deslizamento

Manipulação de deslizamento do dedo, mão ou cotovelo no trajeto dos Canais. (SHEN, 1999)

MO – Fricção

Manipulação de fricção com dedo ou mão em detreminada área, via energética ou acu ponto. (SHEN, 1999)

ROU – Amassamento

Manipulação de amassar e rodar, ou seja, amassamento rotatório, com o dedo, palma da mão, cotovelo, etc. (SHEN, 1999)

QIA – Pinçamento

Manipulação onde o acu ponto, músculo ou tendões, Jing Luo ou áreas com tensão e estagnação de Qi e Xue, estão em desarmonia. Para isto se pinça a pele com o dedo indicador e polegar, movimentando a mesma. (SHEN, 1999)

NA – Compressão

Manipulação onde toda a mão comprime determinada parte do corpo, especialmente usada nos braços, pernas e pescoço. (SHEN, 1999)

GUN – Rolamento

Técnica realizada com a parte ulnar do dorso da mão, o Gun é utilizado principalmente na MTC para tratar os músculos do corpo. (SHEN, 1999)

ZHEN – Tremor

Manipulação de pressão intensa, de movimento rápido, fazendo a área trabalhada vibrar continuamente, num movimento de tremor. (SHEN, 1999)

PAI – Tapotagem

Manipulação com batidas seqüenciais, de movimentos rítmicos, com a palma da mão em concha, com o dorso da mão, com a ponta dos dedos. (SHEN, 1999)

KOU – Percussão

Manipulação com batidas com a superfície plana dos dedos na área afetada. (SHEN, 1999)

CUO – Torção

Manipulação onde o membro afetado é segurado firmemente entre as duas mãos, sendo feitos movimentos para frente e para trás, torcendo o membro trabalhado. (SHEN, 1999)

DOU – Vibração

Manipulação onde um membro é segurado e sacudido, balançado, vibrando ritmicamente o mesmo. (SHEN, 1999)

YAO – Círculo

Manipulação onde são feitos movimentos circulares nas articulações corporais (punho, cotovelo, ombro, coxa, joelho, tornozelo, dedos, etc.) (SHEN, 1999)

Existem diversas outras manipulações e métodos de tratamento, entretanto as manipulações citadas acima são as principais utilizadas.


Este texto foi produzido por Maykon Bernardo, com auxilio do livro Massagem para Alivio da Dor, de Shen, 1999. (recorte de: BERNARDO, Maykon Q. Tui-Ná enquanto Tratamento de Stress – Um estudo de Caso. Criciúma, 2007, 87 p.)


Comente:

Nenhum comentário