Saiba mais sobre as diferenças entre odontologia e ortodontia




http://www.oirs.com.br/blog/uploads/Ortodontia-460x242.jpg

Alguma das perguntas frequentes entre vestibulandos ou entre pessoas mais interessadas no tópico, tende a ser qual a diferença entre Ortodontia e Odontologia.

Em relação à odontologia podemos informar que vem a ser um segmento da saúde o qual estuda o complexo estomatognático, que vem a ser o sistema que abrange a face, o pescoço e a boca, incluindo ossos, musculatura mastigatória, tendões, dentes e tecidos do local.

O especialista da odontologia vem a ser o cirurgião-dentista, também popularizado conforme odontólogo ou, popularmente, como dentista. Esse profissional trabalha na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc. Mas, sobretudo, na prevenção de problemas dentários, em especial, de manifestação oral destas doenças tais como câncer, leucemia, disfunção da articulação temporomandibular, dentre outras. Fora isso igualmente pode atuar no setor estético, conhecido como dentística.

De forma geral, um dentista atua como profissional pelas especialidades como: prótese dentária, endodontia, ortodontia e ortopedia facial, implantodontia, dor orofacial, odontogeriatria, odontopediatria e também auxilia na confecção de aparelhagem para odontologia.

Já o ramo da ortodontia vem a ser em setor abaixo da odontologia. Desta forma, é sub-ramo odontológico o qual tem como objetivo precaver, diagnosticar e tratar irregularidades em dentes e na face. Caso você apresente questões sobre o que é ortodontia, aprenda que "ortodontista" é o título o qual é atribuído ao dentista especialista em ortodontia, isto é, em irregularidades na formação dentária.

Essencialmente, a odontologia específica em ortodontia procura consertar o posicionamento dos dentes e ossos da região bucal. Os dentes posicionados de maneira errada atrapalham a aparência e podem gerar cáries, doenças na gengiva e perda óssea, fora a possível perda dos dentes.

Vale enfatizar que dentes mal alinhados causam também uma força inadequada sobre a musculatura da mastigação, chegando a levar a dores de cabeça, pescoço e dorsal. Logicamente, somente o ortodontista tem a possibilidade de decidir quando o tratamento ortodôntico é preciso com os corretos aparelhos e diagnósticos. 



Comente:

Nenhum comentário