Saiba mais sobre a Endodontia




http://www.ortovitaodontologia.com.br/files/2014/07/tratamento-de-canal.jpg

Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguinea do dente, é a parte de interesse dessa área da odontologia.

Endodontia é uma das especialidades mais procuradas na atualidade. O tratamento de canal é necessário quando a polpa dentária é atingida e geralmente acontece quando existe processo avançado de cárie. Problemas dentários repetidos, trincas e fraturas também podem ocasionar danos à polpa dentária. O procedimento consiste na remoção da polpa, composta por nervos e vasos presentes no interior do dente, e sua substituição por uma pasta obturadora compatível, em dentes de leite, e por cones de um material chamado guta percha (semelhante à borracha) em dentes permanentes.

Com o uso de anestesia o tratamento de canal é, na maioria dos casos, indolor.

O que mais faz pessoas procurarem tratamento é a dor espontânea - isto é, o dente começa a doer sem estímulo - de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.

Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar.  Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente "pesa".

Não tratar o canal de um dente com a polpa já comprometida pode levar a diversos problemas, o mais grave deles são os abscessos. Casos mais graves de abscesso, dependendo do local onde ele se instala e da condição imunológica do paciente, pode levar até ao óbito, pela formação de um evento chamado 'Angina de Ludwig', ums infecção no assoalho da boca.



Comente:

Nenhum comentário