Principais áreas de atuação do Engenheiro Químico




http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/2014/09/16141833/engenharia-quimica.jpg

O engenheiro químico é responsável, de forma geral, pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial. Ele formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas.

Atuando como curinga nas Indústrias, o Engenheiro é quem define como será a planta e qual o processo será utilizado, ele que decide como vai funcionar uma operação e como a fábrica deverá seguir seus passos. É ele que atua diretamente na qualidade do produto final e no sucesso da produção. Deve ser um profissional crítico e criativo, capacitado para atuar na resolução de problemas, ser comprometido e ético, ser curioso e oportuno. Têm capacidade para atuar em diversas áreas da tecnologia e desempenhar várias funções.

O Engenheiro Químico pode atuar em diversas áreas, desde a criação de produtos na indústria de base, petroquímica e alimentos. Pode atuar no desenvolvimento de novas tecnologias que visem à preservação ambiental. Trabalhar na indústria farmacêutica, construção civil, agrícola, biotecnológica, nuclear, petroquímica, alimentícia, alcoólica, fibras, dentre outros. E, além de atuar nas Indústrias, o Engenheiro Químico tem a possibilidade de atuar, também, na área de perícia e no meio acadêmico.

Principais áreas de atuação

- Produção industrial
- Pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos
- Análise de impactos ambientais
- Gestão de programas de tratamento de água e efluentes
- Projetos de equipamentos e plantas industriais


Comente:

Nenhum comentário