Saiba mais sobre o Esqueleto Equino





Cavalos
O esqueleto tem como funções: sustentação, reserva de minerais, locomoção, proteção de órgãos vitais e hematopoiese (produção de células sanguíneas). É dividido em axial, apendicular e esplâncnico ou visceral.
  • Axial é composto da coluna vertebral, costelas, esterno, e crânio;
  • Apendicular inclui os ossos dos membros;
  • Esplâncnico ou visceral consiste de ossos desenvolvidos na substância de algumas das vísceras ou órgãos moles, como exemplo: osso peniano no cão e o osso do coração no boi e carneiro.
Estude a Anatomia completa dos Equinos
Os ossos são ligados aos músculos por tendões e outros ligamentos. Podem ser classificados quanto à forma:
  • Osso longo, exemplos: fêmur e úmero
  • Osso curto, exemplo: carpo
  • Osso plano, exemplo: escápula
  • Osso alongado, exemplo: costelas
Os ossos do equino são similares aos de outras espécies domésticas, porém o terceiro metacarpo e metatarso são bem mais desenvolvidos e o segundo e o quarto são pouco desenvolvidos, não tendo o primeiro e o quinto metacarpo e metatarso.
O esqueleto do equino consta de 205 ossos, como se indica na tabela a seguir:
Coluna Vertebral 54
Costelas 36
Esterno 01
Cabeça (incluindo ossículos do ouvido) 34
Membros Torácicos 40
Membros Pélvicos 40

A fórmula vertebral do equino é C7 T18 L6 S5 Ca15-21. Representando assim: 7 vértebras cervicais, 18 torácicas, 6 lombares, 5 sacrais e de 15 a 21 caudais.
Os processos espinhosos encontrados na linha média dorsal, são cristas baixas na região cervical, a exceção da segunda e da sétima vértebras. Atingem o máximo de altura na quarta e quinta vértebra torácica, e diminuem até a décima quinta ou décima sexta torácicas.
O canal vertebral atravessa a coluna vertebral apresentando curvaturas que correspondem às dos corpos vertebrais, variando seu diâmetro extraordinariamente em diversos pontos. Seu maior diâmetro esta no atlas e é reduzido no áxis. Alarga-se consideravelmente na junção das regiões cervicais e torácicas para acomodar o alargamento cervical da medula espinhal. O Canal vertebral estreita-se mais ao meio da região torácica do que em qualquer dos pontos anteriores, isto esta correlacionado ao tamanho reduzido da medula espinhal e aos movimentos limitados da coluna nesta região. Na metade da coluna lombar o canal se amplia novamente para acomodar o alargamento lombar da medula espinhal. Já no sacro o canal diminui e deixa de ser completo na quarta vértebra caudal.

O CD de Cirurgia Equina dos Cds Universitários pode te ajudar a estudar a Anatomia desses animais. Clique e conheça!


Comente:

Nenhum comentário