Saiba mais sobre a Nutrição na Saúde Coletiva




http://2.bp.blogspot.com/-jb2x6OIvyOQ/TVp8WaUWG1I/AAAAAAAAANA/pRidrSQ2L1M/s1600/MARCA+nutricao_.png

A profissão de nutricionista é importante por atuar tanto em âmbito individual, realizando acompanhamento nutricional, como também em âmbito coletivo onde realiza a implementação de ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde, atuando na ESF discutindo com os demais profissionais casos clínicos, realizando palestras em escolas obtendo a participação da família, realizando visitas periódicas e, junto aos demais profissionais da Estratégia de Saúde, pode elaborar planos de rotina de atenção nutricional e discussões para ações multiprofissionais e identificar grupos de risco.

Conheça o CD com material para Nutrição na Saúde Coletiva.
Trata-se da assistência e da educação nutricional a indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
O setor público tem absorvido muitos desses profissionais para diversas funções:
  • Conselheiros de saúde: são responsáveis por elaborar políticas públicas para minimizar os grandes problemas nutricionais da população, como obesidade, desnutrição e carência de nutrientes.
  • Fiscais sanitários: são capazes de atuar na indústria para verificar a qualidade dos processos de produção dos alimentos.
  • Gestores de programas governamentais: toda a atividade do setor público para produção de alimentos deve ser coordenada por gestores com conhecimento na área de Nutrição.
Locais: Atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de Nutrição, vigilância sanitária.
As ações de alimentação e nutrição na esfera da Atenção Básica tem como foco a ampliação da qualidade dos planos de intervenção, principalmente em relação às doenças não transmissíveis, no crescimento e desenvolvimento na infância, durante a gestação e no período de amamentação, destacando que a promoção de práticas alimentares saudáveis estabelece em um item importante em todas as fases da vida.
Segundo a lei 8.234 (BRASIL, 2005), são atividades inerentes aos nutricionistas no âmbito da Saúde Coletiva:

• I - direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;

• II - planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;

• III - planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;

• IV - ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;

• V - ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;

• VI - auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;

• VII - assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;

• VIII - assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
Uma ótima forma de estudar esse assunto é pela leitura de artigos sobre Nutrição e Saúde Coletiva. O CD de Nutrição em Saúde Coletiva dos Cds Universitários te dá esse conteúdo e facilita a sua vida.
Até a próxima!


Comente:

Nenhum comentário