Atuação do Fisioterapeuta na Geriatria






A fisioterapia geriátrica tem como objetivo principal, a independência do idoso para a execução das atividades da vida diária, na ânsia de minimizar as consequências fisiológicas e patológicas do envelhecimento, garantindo a melhoria da mobilidade e contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória.  A atuação da fisioterapia geriátrica não é limitada.

As doenças e problemas que mais atendemos em nosso dia-a-dia:

·         AVC (derrame)
·         Alzheimer
·         Doença de Parkinson
·         Quedas e fraturas
·         Pós-operatório de fraturas ortopédicas – prótese de quadril, prótese de joelhos, etc.
·         Artrose
·         Problemas de coluna
·         Dor
·         Problemas respiratórios
·         Idosos fragilizados e acamados
·         Idosos sedentários

Utilizamos diversos recursos para o atendimento do idoso, como ultrassom, infravermelho, TENS, crioterapia, eletroacupuntura, bolas, bandas elásticas, halteres,caneleiras, bicicleta, entre outras modalidades.

As principais alterações funcionais que acometem os idosos são:

• Diminuição da força muscular

• Alteração do equilíbrio

• Degeneração articulares

• Dores e cansaço

• Alteração na coordenação motora

• Alterações posturais

• Alteração na marcha

Essas alterações não somente evoluem e levam a perda de qualidade de vida, como podem causar complicações como traumatismos e fraturas por quedas. Essas complicações causam consequências fatais. Pois, o idoso acamado, esta exposto a adquirir pneumonias e alterações circulatórias, devido à imobilidade, contribuindo ao acúmulo de secreções e a formação de trombos.

A cinesioterapia (exercício terapêutico) é o recurso mais utilizado em nossa prática diária. Com esta técnica trabalhamos a amplitude de movimento, a força muscular, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade, a consciência corporal, a marcha (caminhar) e a resistência aeróbia. Todos estes elementos são de extrema importância para o movimento normal e a independência humana.

Os Cds Universitários tem vários CDS específicos para o estudo das especialidades da Fisioterapia. Um desses CDs é o Cd com artigos e matérias sobre Fisioterapia na Geriatria.

Alguns outros temas que possuímos são:


Comente:

Nenhum comentário