A Farmacologia para os Médicos Veterinários






Farmacologia é o estudo da fonte da droga, da ação da droga no organismo do animal e da maneira como o organismo a excreta; é a ciência que estuda ação de substancias em um organismo vivo.

Podemos notar que a palavra "Droga" foi citada, mas o que é droga? Qual a diferença entre droga, medicamento, e fármaco?

- Droga é qualquer substancia que seja capaz de produzir alterações no organismo. A palavra droga significa seco, substancia ressecada. Tem origem do holandês "droog". Isso é porque antigamente as substancias usadas para tratamentos vinham em sua maioria de plantas, mas hoje essa palavra se refere a qualquer substancia química que possa agir sobre um organismo vivo, sejam estas maléficas ou benéficas.

- Fármaco é uma substancia química com propriedades terapêuticas. É o principio ativo do medicamento.

- Medicamento
, palavra que vem do latim medicamentum, de medicare = curar. É um produto farmacêutico que é feito para tratar, prevenir, curar.

- Remédio
é tudo que se utiliza para amenizar os sinais clínicos da doença. Temos como exemplo, compressas, medicamentos, duchas de água fria ou quente e tudo aquilo que é usado para proporcionar um melhora do paciente.

- Forma farmacêutic
a é a maneira como o medicamento se apresenta, como por exemplo: comprimido, xarope, cápsula etc.

- Posologia é o estudo da dosagem do medicamento, ou seja, da dose que fará com que aquele medicamento tenha uma boa ação no organismo do animal. O médico veterinário deve estar sempre muito atento às posologias, pois trabalha com diversos animais, diversas espécies e há variação entre elas.

O conhecimento de farmacologia é de estrema importância para médicos veterinários e sempre está presente na rotina dos clínicos, anestesistas, cirurgiões entre outras áreas da medicina veterinária. Para melhor entende-la é importante ter conhecimento de alguns conceitos e que saibamos a diferenciar drogas, fármacos e medicamentos por exemplo.

A gente tem um CD ONLINE de FARMACOLOGIA VETERINÁRIA que vai ajudar estudantes e profissionais e se atualizaem nesta área. Clique aqui e saiba mais.

Livre de vírus. www.avast.com.


Comente:

Nenhum comentário