Áreas de atuação da Engenharia Química





O engenheiro químico é responsável, de forma geral, pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial. Ele formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas. .
O engenheiro químico pode atuar em diversas áreas. O profissional cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
Também desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.
Atualmente tem crescido bastante a procura do profissional nas usinas sucroalcooleiras, pois o Brasil já é líder mundial na produção de etanol e pioneiro no estudo do biocombustível. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda é tanta que se prevê falta de profissionais.
O engenheiro químico também é solicitado para atuar na área ambiental, trabalhando com a prevenção e tratamento de resíduos, para que não sobrecarreguem o meio ambiente. O profissional pode, ainda, atuar no setor petroquímico, sendo o responsável por todo o processamento que ocorre depois que o petróleo é extraído do poço, da separação entre gás, óleo, areia e água até a produção de combustíveis e derivados.
Resumindo...
Seu campo de atuação é abrangente e engloba as áreas de alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, química nuclear, tintas e vernizes, polímeros, têxtil, indústria química de base, galvanoplastia, alcoolquímica, carboquímica, cerâmica, tensoativos, explosivos, aditivos, tratamento de água e meio ambiente, entre outras
Estude aspectos da Engenharia Química com o nosso CD sobre Engenharia Química, com matérias e artigos sobre vários assuntos dentro deta área. Clique aqui e veja!


Livre de vírus. www.avast.com.


Comente:

Nenhum comentário