Ligação da Ortopedia com outras especialidades e suas subdivisões





Ortopedia a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.
Outra área relacionada à Ortopedia que também nos chama a atenção é a área desportiva, pois o grande desenvolvimento de atividades físicas ocorrido no Brasil, vem acompanhado algumas vezes de lesões dos aparelhos locomotor e esquelético às pessoas praticantes de esportes e exercícios físicos. Os atletas em geral, hoje, já buscam o profissional da Medicina Esportiva para tratarem de restauração de funções de segmentos comprometidos, fazendo com que o médico ortopedista procure um maior conhecimento nesta área.
A Ortopedia e Traumatologia tornou-se uma especialidade subdividida em áreas específicas de atuação.  A transformação é fruto de uma formação que busca, cada vez mais, o aprofundamento e o atendimento especializado.

As especialidades atendidas no ambulatório compreendem a Cirurgia da Mão (SBCM); a Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC); a Cirurgia da Coluna (SBC); a Cirurgia do Quadril (SBQ); a Cirurgia do Joelho (SBCJ); a Cirurgia do Pé e Tornozelo (SBCPT); a Ortopedia Pediátrica (SBOP) e a Traumatologia Ortopédica.

Os Cds Universitários possuem um CD de Ortopedia que traz dezenas de artigos sobre tratamentos e atuação da Ortopedia, com diversos casos clínicos. Clique aqui e saiba mais.

Livre de vírus. www.avast.com.


Comente:

Nenhum comentário