Sinais e sintomas da Disfunção na ATM





A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.
Sinais e sintomas
Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:
  • Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas
  • Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos
  • Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca
  • A mandíbula "fica presa", travada ou deslocada
  • Sensibilidade nos músculos da mandíbula
  • Inchaço no rosto
A dor é o sintoma mais comum quando essa articulação é atingida, e, em algumas situações, ela pode até se expandir para o pescoço. O incômodo pode vir do bruxismo, ou apertamento dental devido ao desgaste muscular provocado pelo movimento repetitivo.
O travamento do maxilar ou estalos também têm relação com a disfunção. Esses sintomas geralmente ocorrem por uma mastigação desequilibrada, pois o paciente com dor acaba mastigando com dificuldade e em diversos locais da boca, ocorrendo um desgaste ou deslocamento do disco ou cartilagem da articulação temporomandibula.
Muitas vezes pode ocorrer um inchaço no rosto ou aumento da musculatura que envolve a lateral da mandíbula e as bochechas, podendo deixar o rosto com um formado mais quadrado devido ao esforço muscular se refletindo no ouvido. 
O tratamento envolve uma série de passos que podem incluir exercícios de redução do estresse, relaxantes musculares ou uso de um protetor bucal para evitar o ranger dos dentes.
Quer trabalhar ou estudar mais essa especialidade? Conheça o CD de conteúdo sobre Articulação Temporo Mandibular.

Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário