Estudando Acupuntura por artigos científicos






Acupuntura abrange o tratamento de doenças e distúrbios no que refere-se à sua etiologia, diferenciação da patologia, princípio e método de tratamento e prescrição dos pontos. Seus efeitos sobre a atividade cerebral têm sido demonstrados através de eletroencefalografia, de potenciais evocados, de ressonância magnética, e sua eficácia no tratamento da dor de diversas etiologias estão bem demonstrados; em especial para a síndrome de dor, em que o conceito de pontos-gatilho apresenta correlações importantes com o de pontos de Acupuntura, e para a qual é imprescindível uma ação terapêutica direta sobre os músculos cronicamente lesados.

A base de tratamento da Acupuntura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distribuídos no organismo humano por onde passa a energia vital ou Qi.

O tratamento é feito através de inserção de agulhas introduzidas nos pontos os quais estão localizados nos canais energéticos também chamados meridianos.

Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang. Desse modo, se as energias Yin e Yang estiverem em perfeita harmonia, o organismo estará com saúde; por outro lado, um desequilíbrio gerará doença.

A ação da Acupuntura nos quadros de dores crônicas podem promover a redução dos sintomas álgicos e dolorosos alcançando em restabelecimento mais precoce e assim o breve retorno às atividades; a noção de ação integrada do SNC, ampliada com o conhecimento da interação das diversas vias aferentes explica a ação hipoalgésica da Acupuntura.

De acordo com estudos e pesquisas para comprovar a eficácia, a arte da Acupuntura visa através da sua técnica, estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para uma melhor qualidade de vida e retorno às atividades diárias.

A leitura de artigos científicos sobre acupuntura é uma ótima forma de atualização e aprendizado. Clique aqui e veja o CD de Acupuntura dos Cds Universitarios.


Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário