O crescimento do mercado de Terapias Alternativas





É um mercado que vem crescendo e, recentemente, foi impulsionado também pelo reconhecimento como "práticas integrativas que complementam o sistema médico tradicional", sendo oferecidas gratuitamente à população de diversas regiões do país pelo SUS em hospitais públicos e postos de saúde.

Em 1997, o Conselho Federal de Enfermagem reconheceu a área de terapias alternativas como campo de atuação para enfermeiros, incluindo: terapia floral, fitoterapia, toque terapêutico e acupuntura.

Ao formar-se num curso superior de terapia alternativa, seja de tecnólogo, bacharelado ou pós-graduação, o profissional pode atuar em diversos ramos, desde hospitais até como terapeuta independente, prestando serviços em clínicas ou residências.

Especialistas em medicina alternativa podem atuar em:

  • Hospitais, clínicas, casas de saúde ou postos de saúde, aplicando seus conhecimentos na elaboração e/ou execução de planos de tratamento, seja para prevenção de males, diminuição de sintomas de doenças crônicas, alívio da dor e de efeitos colaterais de tratamentos, por exemplo.
  • Casas de repouso, utilizando técnicas de terapias alternativas ou naturais em idosos, buscando melhorar sua qualidade de vida, bem como aliviar sintomas de transtornos depressivos e dores crônicas.
  • Hotéis, pousadas, resorts e estâncias hidrominerais, oferecendo aos hóspedes consultas e terapias naturais com o objetivo de promover o bem-estar e o relaxamento.
  • SPAs e clínicas de estética, aplicando a prática de terapias alternativas como complemento de tratamentos de emagrecimento e procedimentos estéticos.
  • Universidades, Faculdades e Instituições de pesquisa, pesquisando tratamentos antigos e modernos da medicina alternativa.
  • Empresas que oferecem massagem laboral e outros tratamentos para alívio do estresse.
  • Proprietário de clínicas dedicadas ao tratamento por terapias naturais.

Além disso, um mercado que tem crescido é o de terapias alternativas para animais de estimação. Atuando em clínicas veterinárias ou petshops, esses profissionais podem oferecer tratamentos com florais, acupuntura, homeopatia, massoterapia e reiki para promover o bem-estar, ajudar na recuperação de lesões e amenizar a dor de animais.

Conheça os CDs de conteúdo que os Cds Universitários tem sobre Terapias Alternativas.


Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário