Psicologia é uma ciência e utiliza métodos científicos




psychology


É preciso deixar bem claro que a Psicologia é uma ciência e, portanto, o conhecimento produzido na Psicologia é obtido com base no método científico. Muitas pessoas confundem Psicologia com outros tipos de conhecimentos que também são importantes, mas não são científicos, mas é preciso entender que a Psicologia é sim uma ciência.

Os psicólogos utilizam diferentes técnicas para conduzir seus estudos sobre a mente e o comportamento, tais como observação naturalística, experimentos, estudos de caso, entrevistas e questionários.

Os estudos em Psicologia normalmente utilizam uma grande variedade de técnicas para a coleta de dados, por exemplo, podem ser usados testes psicológicos, questionários, entrevistas, observações e outras técnicas criadas de acordo com os objetivos das pesquisas.

O fato é que produzir conhecimentos científicos não é uma tarefa simples. Você precisa garantir que outras pessoas seguindo os seus mesmos passos vá encontrar os mesmos resultados, ou pelo menos resultados muito semelhantes.

Conhecimento científico não é uma opinião qualquer, um cientista não pode, por exemplo, simplesmente afirmar que terapias são mais eficazes do que ler livros de auto-ajuda se ele não fez uma pesquisa que mostrasse isso. Ele pode é claro se basear nas pesquisas de outros cientistas, mas suas afirmações devem ser baseadas em evidências científicas.

Os resultados de pesquisas científicas são fundamentais para a tomada de decisões em diferentes níveis, tanto em nível individual quanto coletivo.

Estude por artigo científico. Veja os temas com cds de artigos de psicologia.


Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário