Conheça a grade curricular da faculdade de Medicina Veterinária




 

 


Os alunos interessados em cursar Medicina Veterinária podem se preparar, pois quem pensa que o curso é voltado apenas para o cuidado com a saúde física dos animais está muito enganado.

Além de tratar de animais de pequeno e grande porte, um profissional formado em veterinária também cuida do desenvolvimento de sistemas e processos tecnológicos relacionados ao cumprimento de normas de higiene em instalações industriais, problemas sanitários, produção de alimentos de alta qualidade e produtividade de rebanhos — o que garante não só a saúde animal como a humana.

Anatomia veterinária, doenças contagiosas e clínica cirúrgica são apenas algumas das matérias de Medicina Veterinária que são indispensáveis para uma formação adequada. Se uma instituição não oferece esses elementos tão básicos, é hora de ligar o alerta e escolher outra faculdade.

Portanto, é fundamental pesquisar a fundo a grade curricular da instituição. Veja se as disciplinas são bem distribuídas entre os períodos, se há conteúdos básicos e avançados, se a carga horária é adequada e assim por diante.

Com essa análise, é possível saber, logo de cara, se a faculdade é séria e preocupada, de verdade, com a formação de seus alunos.

Quem opta por fazer Medicina Veterinária deve estar ciente de que também vai precisar ter um controle emocional estável para lidar com a dor e com o sofrimento dos animais — ou seja, o curso não é pra qualquer um. Com duração média de 5 anos, podendo variar de acordo com a instituição de ensino, o curso é dividido em 2 anos de formação básica, 2 anos de formação específica e um ano dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Outro passo para tomar a decisão certa é entender como os conceitos são transmitidos. Na vida profissional, será preciso conhecer muito mais do que o nome de estruturas ou de agentes biológicos. Esses conhecimentos terão de ser aplicados em cada caso e de maneira efetiva.

Por isso, o ideal é procurar uma instituição cuja metodologia seja favorável à prática. Desse modo, você terá experiências e abordagens, desde a graduação, que preparam melhor o estudante para o que a carreira em Medicina Veterinária exige.

Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário