Importância do trava-línguas para Fonoaudiologia






A Ortofonia é o segmento da linguística encarregado pelo estudo da pronúncia correta de frases e palavras. Muitos dos exercícios de Ortofonia envolvem pronúncia em voz alta de trava-línguas e períodos compostos por excessiva repetição de alguma consoante, o que dificulta a fluidez do discurso. A ideia do exercício é trabalhar a articulação da língua e dos músculos bucais para conseguir pronunciar palavra por palavra de maneira clara, sem inverter sílabas e nem emendar o fim de uma palavra ao começo da seguinte. Experimente ler em voz alta as seguintes frases, sempre desafiando-se a aumentar o ritmo:

- O rato, ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da rainha dona Urraca de Bombarral.

- Os gêmeos do general Gilberto, gênios em geologia, gesticulavam geralmente junto da gente.

- Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?

- Cabelos cobriam corpos cálidos, caídos em catadupas candentes.

- Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses.

Outra boa ideia é treinar a pronúncia destas frases segurando um pequeno objeto (um lápis é uma boa opção) com a boca, para exercitar ainda mais a desenvoltura dos movimentos da fala.

Estude Fonoaudiologia por Artigos Científicos. Clique aqui!


Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário