O que trata a Endodontia?






Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal. Paula explica o valor de um tratamento antecipado. Por ser um tecido complexo formado por nervos e vasos, ele é responsável pela vitalidade do dente, quando ocorre algum dano na polpa o resultado é dor aguda. Se isso acontecer o melhor a fazer é procurar um Endodontista.

De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se sua estrutura não anda da mesma forma. Ignorar uma pancada no dente achando que nada aconteceu pode ser um risco. Pedro explica que mesmo que o elemento não tenha se quebrado, uma consulta ao especialista e exames radiográficos precisam ser feitos.
De modo geral, o tratamento com o endodontista é indicado em duas situações:
1) quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival etc.
2) quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso).
O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais. Ou seja, remover a polpa inflamada ou mesmo necrosada (morta) da câmara pulpar e dos canais radiculares.
Após remover estes tecidos e desinfectar o dente é necessário selar estes canais (obturação do canal).
Vale lembrar que visitas regulares ao dentista para uma avaliação completa é de fundamental importância para prevenir doenças cardíacas, dores musculares, baixo rendimento físico, doenças cerebrais, entre outras.

A endodontia é uma das especialidades mais difundidas da Odontologia. Os CDs Universitários tem um CD online de Endodontia que traz artigos sobre atuação do profissional no mercado de trabalho.


Clique aqui e tenha informação por Whatsapp

Comente:

Nenhum comentário